1-A Rússia antes da Revolução
Antes da revolução a Rússia reunia cerca de 170 milhões de pessoas,seu grande território ia da Europa a Ásia.A sociedade russa era multicultural. Submetida ao czar que governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava praticamente todos os poderes em suas mãos ,não abrindo espaço para a democracia, portanto era um governo autoritário.
A Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo,as terras pertenciam à nobreza e a Igreja (em cada cinco habitantes do império quatro eram camponeses).
Nas indústrias os trabalhadores eram explorados (falta de segurança e de leis trabalhistas , baixos salários, jornada de trabalho entre 12 e 16 hs, proibição de organização sindical). Os trabalhadores começaram a entrar em choque com as autoridades ao mesmo tempo em que as idéias marxistas eram difundidas.
2-Duas tendências ideológicas
O Partido Operário Social democrata Russo (POSDR), de caráter marxista passou a ter duas tendências: a dos Bolcheviques (maioria), liderados por Vladimir Ilitch Ulianov - conhecido como Lênin- pregavam que o caminho a ser seguido era da revolução proletária , esta revolução deveria promover a derrubada da ditadura czarista e a chegada dos trabalhadores ao poder.O outro grupo seria dos mencheviques (minoria), sob a liderança sob a liderança de Martov, pregava que a luta contra o czarismo deveria ser feito em etapas .Era uma ideologia mais moderada.
3- Domingo Sangrento
Uma manifestação pacífica de milhares de operários de São Petersburgo (então capital da Rússia) foi violentamente dispersada pela Guarda Imperial, com centenas de vítimas. Esse acontecimento abalou profundamente a confiança do povo em seu imperador (Nicolau II) que mandou fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar. Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.
4-Medidas de Nicolau II, após o Domingo Sangrento
Para evitar novos movimentos Nicolau II, prometeu realizar a reforma agrária e respeitar as liberdades individuais, convocou a Duma(Assembléia com representantes do povo : a maioria era da nobreza ou da alta burguesia, tinha função apenas de ser consultiva).Logo todas essas medidas foram suspensas e o autoritarismo retornou.
5- Fim do czarismo( monarquia) na Rússia
Nicolau II jogou a Rússia (fazia parte da Tríplice Entente) numa guerra mundial. A sociedade russa sofria com os efeitos da guerra, por um lado seus jovens trabalhadores morriam nas trincheiras por outra a Rússia internamente sofria com a inflação, desemprego,falta de alimentos e distúrbios .Esses efeitos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com Nicolau II.
6-A Revolução de Fevereiro
Em fevereiro de 1917 (março, pelo calendário dos países ocidentais), eclodiram manifestações exigindo a saída da Rússia da guerra e o fim do governo autocrata, absolutista. A partir de Petrogrado a revolução se propagou por toda Rússia . Os novos dirigentes eram mencheviques, o czar foi deposto, estabeleceu-se uma política entre o governo provisório, de caráter liberal e controlado pela burguesia e o soviete de Petrogado.
7- A Revolução de Outubro
Descontentamento geral com o governo provisório (operários, camponeses, ex-prisioneireros políticos, etc).Lênin criticava abertamente o governo Provisório.
8-Paz, pão e terra
Sucessivas mobilizações populares agitaram a Rússia.Os bocheviques conseguiram eleger os representantes na maioria dos sovietes e Trotsky foi eleito presidente do soviete de Petrogrado, esses fatos criaram condições para as palavras de ordem dos bolcheviques, paz, pão e terra. Sob a liderança de Lênin em 25 de outubro de 1917 os revolucionários tomaram o palácio de inverno.
9-Medidas para que a velha ordem fosse destituída
Anulação dos títulos de nobreza,separação entre Igreja e Estado,liberdade de expressão da imprensa,de greve de associação, eleição dos juízes pela população e controle das empresas pelos operários.
10- NEP
Nova Política Econômica, adotada após a luta interna russa (vencida pelo exército vermelho em cima do branco),foi introduzida algumas medidas capitalistas na economia russa com o objetivo de estimular a produção e resolver a grave crise de abastecimento.
11-Criação da URSS
Com a morte de Lênin,aumentou burocratização do Estado soviético, criado em dezembro e 1922 com o nome de “União das Repúblicas Socialistas Soviéticas” ou “URSS”.
Pesquisa:
“
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica advogando a propriedade pública ou coletiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação.”
Wikipédia, a enciclopédia livre
“O Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels. a história das sociedades humanas se dá por meio da luta de classes. Nessa perspectiva, o marxismo aponta que a oposição que se desenvolvia entre nobres e camponeses na Idade Média seria uma variante da mesma relação de conflito que, no mundo contemporâneo, ocorre entre a burguesia e o proletariado. Pensando estrategicamente as contradições do capitalismo, Marx e Engels defendiam que a superação definitiva de tal sistema seria alcançada por uma sociedade sem classes. Contudo, para que isso fosse possível, os trabalhadores deveriam conduzir um processo revolucionário incumbido da missão de colocar a si mesmos frente ao Estado, com a instalação de uma ditadura do proletariado.”
http://www.brasilescola.com/sociologia/conceitos-marxismo.ht( Rainer Sousa
Ana Paula Marins Leones
Nenhum comentário:
Postar um comentário